A história dessa coleção de propagandas
O ato de colecionar é tão velho quanto o homem. Ele atende à sua necessidade de, através do inventário, do registro, arquivamento, catalogação e outras práticas análogas, ordenar a realidade excessivamente dispersa do mundo e, no limite do esforço ordenador, dar um sentido à própria existência. Frederico Morais, O Colecionismo no Sistema da Arte (Soraia Cals, 2003)
Colecionar é um prazer individual, uma relação de afetividade com determinados objetos. Prazer que se amplia e se renova enormemente cada vez que a coleção é exposta. (Roberta Dezan, 2010)
Por sete anos cortei muitas revistas e guardei como se guardavam papéis de carta. Foram
necessários outros sete anos para, com a ajuda do Centro Regional de Design, scannear e
catalogar os anúncios que somam mais de 6000 propagandas brasileiras, principalmente da
década de 90. Esse acervo digital de propagandas em revista permite pesquisar por
anunciantes, agências, produtos, títulos ou qualquer palavra-chave. (Soraia
Novaes, 2012)
Acesse o meu trabalho em
Explore my World by SnVas
Para entrar em contato mande um e-mail para:
contato@soraianovaes.com.brComo muito orgulho esse ano completamos 10 anos do site Propaganda em Revista no ar. Nesse período tivemos mais de 300.000 visitantes e mais de 1,5 milhão de páginas visualizadas. Agradeço a todos que fizeram esse projeto possível!
12 anos no ar, atualizando os números em Fevereiro de 2023
Os anúncios aqui organizados foram obtidos por meio de escaneamento de propagandas veiculadas em revistas antigas. Não possuímos qualquer direito sobre os anúncios aqui reunidos. Peças publicitárias são obras protegidas, todas as imagens são ® copyright, possuem direitos reservados às agências ou anunciantes ou artista. Este site não garante ou endossa, bem como, não possui interesses comerciais sobre as propagandas. O sistema desenvolvido visa facilitar a pesquisa para a produção científica nas áreas da comunicação social e do design. Se algum anúncio for de propriedade exclusiva, retiraremos imediatamente do ar.